propagandars.com.br
 
18/03/2010 - 09:31:00    
 
A força das redes sociais
Por Leonardo Pereira Moreira
 

Uma das melhores maneiras de uma pequena empresa concorrer, potencialmente, com uma grande, é através da internet. O boca-a-boca que pode ser gerado através das redes sociais para marcas menores, com um custo menor, os colocam em igualdade a grandes anunciantes. Lembro que li algo assim em um Formspring por aí, se não me engano era no do Marcelo Tripoli (CEO da iThink). Esta resposta dele me fez pensar ainda mais. Como é possível aproveitar a cultura do digital?!

Na verdade, o digital nem existe, já está incorporado em nossas vidas, não há uma barreira entre o offline e o online. Tudo o que acontece aqui pode, e vai, para o ambiente online e tudo o que acontece online, vem, de uma forma ou outra, para o off. E, aos poucos, as empresas começam a entender isto. Que devem acompanhar, responder e fomentar discussões em torno de sua marca, seja com uma campanha feita para isto ou simplesmente acompanhando e monitorando o seu público nas redes sociais. É uma vitrine para as empresas, mas uma vitrine de vidro. Na internet o consumidor possui voz, como sempre teve, mas agora uma voz amplificada.

Se você e a sua empresa não estão preparados para ouvir então não entrem para falar. Não é fácil para os pequenos e médios empresários saírem da caixa e colocar sua verba em algo que, para eles, parece ser novo. Mas, quando acontece, o resultado é palpável. É o melhor meio para uma pequena marca concorrer com as grandes.

Leonardo Pereira Moreira, Publicitário, Planejamento Criativo da Live Ninja e Mídias Sociais no CES - IPUC