Siga o Propaganda RS no Twitter As principais notícias do mercado em seu navegador Adicione o PropagandaRS nos seus favoritos
Propaganda RS
Não existem banners cadastrados.

BUSCA NO SITE
NOTÍCIAS POR CATEGORIA
 
Envie conteúdo
Receba newsletter
Anuncie
Contato
Artigos
Espaço livre
 

Não existem banners cadastrados.

NOTÍCIAS - Artigos
11/02/2010 - 11:12:00    
 
Psicologia Positiva e Comunicação
 

Por Renata Arruda

Hoje a noite, aliás na madrugada, estava assistindo ao programa Mesa de Negócios, na TV Horizonte, quando um assunto me chamou a atenção o tema era a Psicologia Positiva.

Este é um assunto que vêm causando polêmica por se tratar de uma nova postura de ver o ser humano e apreciar suas qualidades. ''o movimento científico batizado de Psicologia Positiva surgiu nos Estados Unidos, em janeiro de 1998 a partir da iniciativa de Martin Seligman (ex-presidente da American Psychological Association) que, ao lado de renomados cientistas como Mihaly Csikszentmihalyi, Ray Fowler, Chris Peterson, George Vaillant, Ed Diener dentre outros, começou a desenvolver pesquisas utilizando o método científico quantitativo, a fim de promover o que, de acordo com palavras do próprio Seligman, seria uma mudança de foco na Psicologia atual - do estudo de algumas das piores coisas da vida para o estudo do que faz com que a vida valha a pena. '' (Instituto de Pscologia Positiva e Comportamento).

O convidado do programa para falar sobre o tema foi o senhor Claudemir Oliveira, que é consultor de empresas e doutorando no assunto nos Estados Unidos. Segundo ele, psicologia positiva não é esquecer o negativo "È possível falar do problema e depois mudar o foco e falar das coisas boas que as pessoas tem'', com essa postura podemos ressaltar e potencializar as qualidades do ser humano, o que resultará em qualidade de vida e pessoas mais dispostas a buscar sempre, o melhor de si.

De acordo com Claudemir ''a tendência de olhar para o negativo, vem da nossa cultura de sobrevivência, pois alerta o ser humano para o perigo, que algo está ruim'' para mudar essa postura, temos que trabalhar em cima do positivo, do que é bom, falar de coisas boas ressalta o aperfeiçoamento das qualidades, isso só será possível se criarmos hábitos, é um exercício de pensamento. Muitos ainda se sentem receiosos com o assunto, principalmente porque acreditam ser mero modismo, mas segundo os pesquisadores da área a Psicologia Positiva, é uma tendência, bem diferente do que se pode chamar modismo ou auto-ajuda, pois trabalha em cima de estudos ciêntíficos, sendo considerada uma ciência, que através de pesquisas esta comprovando sua eficácia.

Achei todo esse conteúdo muito interessante, principalmente para nós, RP's e Profissionais de Comunicação, pois é uma psicologia que trata as pessoas focando no que ela tem de bom, valorizando sua imagem, e trabalhando os possíveis erros com sutileza, dando o maior foco, ao que realmente importa, as nossas qualidades.

O Profissional de comunicação pode usar dessa teoria tanto na comunicação interna, quanto na comunicação externa. Internamente, nós trabalhamos a informação para direcioná-las aos públicos internos da empresa, muitas vezes no momento de lidar com os funcionários, colocamos a atenção maior naquilo que ele fez de negativo e esquecemos os seus bons feitos dentro da organização; aliados ao setor de Recursos Humanos, a comunicação pode criar estratégias e ferramentas, para trabalhar os erros e potencializar as qualidades, criando cursos de auto-estima, palestras e treinamentos de como lidar com o que você tem de melhor, além do feedback que pode ser feito nessa linha de pensamento, onde não se trata de não falar do ruim, mas sim potencializar o positivo, porque ''é impossível as pessoas serem perfeitas''(Claudemir Oliveira) as empresas tem a função de trabalhar o que os funcionários tem de bom tratando neste momento de ouvir, conhecer e transmitir empatia para a pessoa que está recebendo o feedback. Já na comunicação externa, podemos utilizar da psicologia positiva para gerenciar crises e fazer a manutenção da imagem da organização; Quando algo não vai muito bem, mas não é proporcional a tudo de bom, que a empresa e o produto propõem, cabe ao comunicador saber gerenciar o erro e enfatizar tudo o que a organização tem de positivo para oferecer aos seus públicos, e uma dessas qualidades é a responsabilidade de reconhecer o erro (ter transparência) e cuidar para que isso não ocorra mais, Psicologia Positiva é lidar com o erro e potencializar as qualidades.

Durante o programa, uma telespectadora perguntou se era possível utilizar da Psicologia Positiva, no nosso dia-a-dia profissional? Claudemir repondeu que sim, esta ação depende do nosso emocional, temos que mudar hábitos e exercitar a mente, até que tudo se torne natural. Essa linha de pensamento pode ou não ser seguida, depende de como entendo e vejo as relações humanas e o modo de tratá-las, eu particulamente gostei muito, principalmente por acreditar que o profissional de Relações Públicas tem em uma de suas funções entender de gente, trabalhar o lado bom, e potencializar isso para o nosso ambiente interno e externo. De acordo com Inácia Soares, jornalista e entrevistadora do programa Mesa de Negócios, Psicologia Positiva ´'É um conceito bom de se pensar e se possível colocar em prática o quanto antes'' . E você, o que pensa sobre este assunto? Comente.

Renata Arruda valorrp.blogspot.com @rrenataarrudas rrenataarruda@hotmail.com

Fontes: Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento Programa Mesa de Negócios da TV Horizonte.

 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Deixe seu comentário Indique para seu amigo Imprimir  
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Renata Arruda
Postado:
11/02/2010 - 11:41
"Quero agradecer ao Propaganda RS por publicarem o artigo. Espero que as informações contribuam de alguma forma, para o aprendizado de seus leitores!

Abraços!

Renata Arruda "
 
 

Não existem banners cadastrados.


Não existem banners cadastrados.

 
Home | Propaganda RS | Envie seu Conteúdo | Receba Newsletter | Anuncie | Contato
 
Propaganda RS © 2009-2010. Todos os direitos reservados.