Siga o Propaganda RS no Twitter As principais notícias do mercado em seu navegador Adicione o PropagandaRS nos seus favoritos
Propaganda RS
Não existem banners cadastrados.

BUSCA NO SITE
NOTÍCIAS POR CATEGORIA
 
Envie conteúdo
Receba newsletter
Anuncie
Contato
Artigos
Espaço livre
 

Não existem banners cadastrados.

NOTÍCIAS - Artigos
01/02/2010 - 08:54:00    
 
O mercado entende relações públicas?
 

Por Renata Luciene Arruda Sebastião - Sabará -MG

 Acredito que boa parte ainda não; na semana passada participei de um processo seletivo, para um cargo relacionado a àrea comercial (vendas) no setor de marketing de uma empresa; estou trazendo esse assunto porque quando durante a entrevista eu falava sobre marketing, comunicação e relações públicas, já que uma das atribuições do cargo é fazer um relacionamento com o cliente, promover a imagem e vender o produto da organização. Foi nesse momento que o entrevistador me interrompeu e perguntou ''Peraí, você quer trabalhar com vendas ou com comunicação?'' São nesses instantes que é possível perceber o quanto as pessoas tem uma visão deturpada sobre o que é relações públicas.

Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas. (JAMES E. GRUNIG.) Assim o Sinprorp (Sindicato dos Profissionais Liberais de Relações Públicas no Estado de São Paulo) explica que ''Enquanto marketing prende-se estreitamente ao produto e a sua promoção, tendo por foco a marca, Relações Públicas concentra-se na identidade da organização e na sua filosofia comportamental, tendo por foco sua imagem projetada na opinião pública.''

Com base nestas definições eu penso: Porque não fazer uma fusão de RP e Marketing e direcionar esses conhecimentos a àrea comercial (vendas)? Respondi a ele, que queria trabalhar vendas utilizando das noções de relações públicas e marketing, e que para isso não era necessário estar na área de comunicação de uma empresa, no setor de vendas isso também é possível; a comunicação esta presente em toda relação que estabelecemos com um ser, e eu posso usar das ferramentas de relações públicas primeiro para conhecer o meu cliente, logo fidelizá-lo, estabelecendo uma relação de confiança e também trabalhando os 4 p's do marketing que são, preço, promoção, praça e produto.

A partir do momento que eu conheço o meu cliente, conheço o produto e sei estabelecer relacionamentos eu tenho uma relevante parte da venda garantida. Mesmo assim ele olhou para mim com uma interrogação no rosto? Fiquei pensando até onde eu transmiti mal ou estou errada no meu raciocínio e até que ponto, as pessoas tem preconceito em acreditar que um profissional de Relações Públicas tem extrema competência para tratar de vários assuntos e realizar diversas atividades fazendo uso das ferramentas de comunicação como um todo, aliadas por exemplo a administração e ao marketing que estão incluídos na nossa grade curricular durante a graduação.

Entendo que toda essa dúvida a repeito do profissional de RP estão ligadas a pouca divulgação do que é um RP quais são suas funções como profissional e como somos direcionados durante a graduação a utilizar das técnicas de comunicação para trabalhar a imagem e o produto de qualquer empresa independente do ramo ao qual ela esteja relacionada. (Sempre usando da ética e da transparência).

Com tudo isso acredito que nós RP's temos que continuar a buscar estratégias para divulgar a profissão, temos que nos aliar e também cobrar uma atitude de repercussão dos conselhos em relação a isso. Só com união e perseverança da classe, será possível mudar essa visão e fazer que o mercado nos reconheça como profissional essencial para uma efetiva administração da imagem, do relacionamento com os stakeholders e da promoção do produto das organizações.

 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Deixe seu comentário Indique para seu amigo Imprimir  
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Marco Júnior
Postado:
05/03/2010 - 11:15
"É lamentável q alguns profissionais de hj trabalham apenas c as ferramentas práticas e teóricas q aprenderam na faculdade,esquecendo que o mais importante é a matéria prima humana onde devemos entender suas vontades,comportamentos e o mundo em que elas vivem p que haja uma ligação/comunicação entre empresa e seus clientes.Acho que ocorreu uma falta de conhecimento deste profissional. "
 
 

Não existem banners cadastrados.


Não existem banners cadastrados.

 
Home | Propaganda RS | Envie seu Conteúdo | Receba Newsletter | Anuncie | Contato
 
Propaganda RS © 2009-2010. Todos os direitos reservados.