Siga o Propaganda RS no Twitter As principais notícias do mercado em seu navegador Adicione o PropagandaRS nos seus favoritos
Propaganda RS
Não existem banners cadastrados.

BUSCA NO SITE
NOTÍCIAS POR CATEGORIA
 
Envie conteúdo
Receba newsletter
Anuncie
Contato
Artigos
Espaço livre
 

Não existem banners cadastrados.

NOTÍCIAS - Artigos
06/07/2010 - 10:22:00    
 
Aplicações (úteis) de Realidade Aumentada na publicidade
Por Aline Corso
 

Realidade Aumentada (RA) proporciona uma nova forma de visualizar conteúdos digitais. A tecnologia possibilita interação entre elementos do mundo real com elementos virtuais, criados por computador, com a qual é possível interagir de forma natural e espontânea. Exemplificando, você pode folhear uma revista e encontrar um aviso indicando para acessar um determinado site. Aí é só você ligar sua webcam e apontar a página da revista para ela. E então a mágica acontece: da página da revista brotarão ilustrações em 3D, vídeos e sons – o conteúdo é livre – que passarão uma informação e encantarão o público.

Essa tecnologia surgiu no meio acadêmico e chegou a população em geral principalmente por meio da propaganda e dos jogos eletrônicos. No Brasil, por exemplo, o salgadinho Doritos Sweet Chili implementou uma ação em RA que consistia em libertar um Doritos Lover (mascote) que vinha dentro dos pacotes do produto. Quando a embalagem do produto era exibida a uma webcam com o site oficial da campanha aberto, revelava um Doritos Lover. Era possível customizar o mascote e utilizá-lo em redes sociais, como o Orkut, e assim ampliar a rede de relacionamentos do público, pois o mesmo visitava outros perfis de usuários que também possuissem um Doritos Lover. Outro bom exemplo é o do Vectra GT: a Chevrolet lançou um hotsite onde o visitante podia dirigir um modelo do automóvel através dos movimentos da revista, no qual veio impresso um volante e uma chamada para o site.

As possibilidades de uso da RA na publicidade são amplas, atingindo um público extremamente abrangente, sendo possível citar algumas aplicações como: cartões de visita (que podem abrir um mapa 3D mostrando a localização do escritório ou um portfólio digital), cartazes promocionais (que podem disparar vídeos ou abrir um game interativo), jornais e revistas, apostilas educacionais, catálogo de produtos (onde o público pode “vestir“ uma peça de roupa), etc.

Algumas empresas estão optando por utilizar a RA no próprio ponto de venda. Em feiras e eventos, a aplicação pode rodar em um telão ou televisor lcd/plasma, chamando a atenção para o estande. Empresas que possuem problema de logística devido a seus produtos serem pesados e de alto custo para transporte – como máquinas agrícolas, tratores e caminhões – têm seus problemas resolvidos com a RA, pois uma réplica foto-realista do produto será feita, sendo possível visualizar todos os seus detalhes – inclusive internos – como se o objeto real estivesse a frente do público.

Em arquitetura e construção civil, modelos de construções podem ser melhor visualizados, inclusive inserindo efeitos gráficos que reproduzem situações reais, como dia, noite, chuva e sol. Com isso, o cliente final tem uma melhor noção de como o empreendimento ficará em diversas situações cotidianas. O essencial ao se utilizar RA para divulgação de marcas e produtos é tornar seu uso interativo e atrativo. Ações em Realidade Aumentada que não trazem nenhuma novidade nem permitem interação avançada com o conteúdo podem tornar a tecnologia negativa como ferramenta de divulgação. Não faz sentido utilizar a RA se o seu conteúdo for estático, nesse caso é muito mais fácil e barato imprimir um folder simples ou um banner.

Ações interativas que envolvem entretenimento e informação – como é o caso da realidade aumentada com um grau de interação mais avançado – são maneiras eficientes de fixar uma marca/produto na mente dos consumidores e construir uma vivência entre os mesmos. Ainda, adiciona um coeficiente tecnológico a toda e qualquer marca.

Para maiores informações sobre RA e tecnologias interativas, acesse: http://www.urizen.com.br/blog

Aline Corso - Urizen Technology

 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Deixe seu comentário Indique para seu amigo Imprimir  
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 
 

Não existem banners cadastrados.


Não existem banners cadastrados.

 
Home | Propaganda RS | Envie seu Conteúdo | Receba Newsletter | Anuncie | Contato
 
Propaganda RS © 2009-2010. Todos os direitos reservados.